Skip to main content

As perguntas mais frequentes sobre a Distribuição Digital


Sabemos que o processo de Distribuição Digital, para além de essencial para divulgar os teus trabalhos para um maior número de pessoas, pode ser um processo complexo, em que podem ser levantadas muitas questões.

Para iniciarmos 2021 da melhor forma, e para tentarmos ajudar a responder ao maior número de perguntas possíveis sobre o processo de Distribuição Digital, reunimos neste post uma nova seleção de perguntas e respostas pertinentes.
Podes consultar a primeira parte deste post aqui.

Quem gera o upload dos conteúdos no Youtube?

O cliente/artista será responsável pela criação e upload de vídeos para o próprio canal do Youtube.
O serviço de distribuição digital considera apenas a criação do tópico de artista, bem como da monetização do conteúdo na plataforma.
Posteriormente poderá ser solicitada a conversão para Canal Oficial de Artista, bem como a sua vinculação com o tópico.

É possível através dos vossos serviços serem revistos e incluídos metadados e créditos em conteúdos já publicados?

Não, o serviço de monetização (YouTube Content ID) irá apenas rastrear os vídeos que se encontram publicados e que utilizam as músicas distribuídas por nós.
Este serviço não adicionará qualquer informação às descrições dos vídeos publicados.

Como funciona o serviço Youtube Content ID?

Caso o Youtube Content ID detete que um vídeo utiliza indevidamente o vosso conteúdo, este não será bloqueado e continuará disponível para visualização. Contudo, qualquer royalty apurado com o vídeo infrator será reencaminhado para a Branditmusic, que por sua vez o passará ao cliente/artista.

Quando alguma informação não é fornecida pelo artista (ISRC, EAN/UPC) esta é gerada pela Branditmusic? Tem custos?

Sim, todos os códigos poderão ser gerados por nós e sem qualquer custo adicional.

Como é feita a personalização das páginas/informação de artista dentro das plataformas?

Atualmente poderemos proceder com a personalização (não confundir com verificação) da página de artista do Spotify, sem qualquer custo adicional.
Caso se pretenda a verificação da página (✔︎), deverá ser preenchido o formulário em artists.spotify.com. Esta verificação, assim como a verificação de qualquer página nas plataformas Apple Music, Shazam, Tidal, Deezer e Amazon é completamente gratuita e poderá ser solicitada pelo próprio artista.
A Branditmusic poderá ser responsável pela verificação de perfis nas plataformas Spotify, Apple Music, Shazam, Deezer, Amazon e Tidal, contudo será considerado um valor acrescido pelo serviço (consultar aqui).

Referente ao licenciamento e utilização de conteúdos, por terceiros, como é feito o controlo? Se a autorização por parte de terceiros não requer uma autorização especial do cliente/artista, pode sempre ser utilizada para fins a que uma entidade ou marca não queira estar associada, como uma filiação partidária ou uma marca específica (etc). Como é feito este controlo?

O serviço de distribuição digital considera a gestão e monetização dos conteúdos nas plataformas com as quais trabalhamos.Consulta a nossa lista de plataformas aqui.
No caso de violação de direitos por parte de outras entidades, plataformas ou marcas, que não sejam parceiras da Branditmusic, poderemos apenas intervir a título de cortesia dado que os direitos autorais de todos os temas continuam a permanecer ao cliente/artista.